
«Agora, a questão que se coloca é, como é que microvita positivos e negativos mantêm um equilíbrio na camada universal – no reino físico, físico-psíquico, psíquico e psico-espiritual?
Microvita não têm nada a ver com a camada espiritual, directamente. Microvita positivo igualam microvita negativo – isto é, a soma total de microvita positivo é igual à soma total de microvita negativo. Isto acontece tanto no macrocosmos inteiro como nas estruturas microcósmicas individuais. Se houver uma sobre-utilização de microvita positivo durante práticas psíquicas e psico-espirituais, então irá haver uma escassez de microvita positivo para equilibrar a microvita negativa nas camadas físicas e físico-psíquicas, porque ambas se auto-regulam.
Então, os seres humanos devem usar a sua energia em todos os níveis. No nível físico, utilizar o imenso poder de microvita negativo, caso contrário o excesso de microvita negativo irá se tornar muito forte devido a uma sobre-acumulação. As boas pessoas não devem ir para cavernas nos Himalaias. Em vez disso, devem permanecer na sociedade, devem servir a sociedade nos níveis físicos e psíco-físicos com a ajuda de microvita negativa, e nos níveis psíquicos e psico-espirituais com a ajuda de microvita positiva. Se as pessoas boas negligenciarem o uso de microvita negativa no reino físico, é certo que irão atrair catástrofes.»
P.R. Sarkar
“Microvita and Cosmology”, em Microvitum in a Nutshell